quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Comer, Rezar e Amar

Namastê!

Entre as tantas pessoas bacanas e interessantes que conheci em 2009, sobretudo quando morei em Genebra, na Suíça, uma das mais especiais para mim foi - e ainda é - a Tati.

Além dela ser uma mega mulher, com atributos que vão da inteligência à beleza, esta minha amiga querida me ajudou demais. Explico melhor: ela praticamente foi a minha segunda mãe suíça, já que a primeira era a Aryanne, com quem eu morei. Me ajudou a ficar tranquila com a saudade que sentia do Brasil, a encarar os desafios e a pressão de trabalharmos na ONU, a me virar em uma cidade desconhecida, - coisa fácil para ela que já mora na França há alguns anos - a me comunicar em francês... Enfim, rimos bastante, divertimos muito, fizemos juntas uma viagem muito especial para Paris e, principalmente, ralamos e estudamos demais!

Dos "n" conselhos que a Tati me deu ao longo dos nossos três meses de convivência, um dos mais bacanas foi a indicação do livro da norte-americana Elizabeth Gilbert "Comer, Rezar e Amar" ("Eat, Pray and Love").


Ok, ok! Alguns de vocês que já ouviram falar do livro - e das críticas a ele - podem pensar que a história real de Elizabeth - uma mulher de 30 anos que, em conflito, se joga ao mundo em uma viagem de 1 ano de duração - pode parecer mais um guia de auto-ajuda do que qualquer outra coisa. Mas, insisto, vale a pena ler. 

Como eu já fui à Itália duas vezes, a parte do "Comer" era um tanto quanto conhecida para mim. Quase morria de fome, às 2h da manhã, ao ler as passagens em que Liz devora 5 sorvetes em um dia ou 7 pedaços de pizza em outro... Como já fiz algo parecido (mas em proporções reduzidas, já que fiquei na Itália poucos dias e não meses como ela fez), minha identificação foi total com esta primeira parte do livro. Já o "Rezar", para mim que sou católica não praticante (para a tristeza da minha mãe, infelizmente), foi a parte de maior deslumbramento do livro... Se eu já tinha vontade de entrar para a Yoga e ir, um dia, à Índia, fiquei totalmente encantada com a experiência de se viver em um ashram! A parte do "Amar", por fim, é a que eu considero mais emocionante. Romântica assumida que sou, viajei naquela paixão da autora, despertada em plena Indonésia, a ilha do amor! Tudo bem que a minha história de amor não começou em um lugar tão paradisíaco assim... Mas Tiradentes/MG também vale, né?

Gostaria de deixar, então, esta dica de leitura para vocês. Sei que o feriado do Carnaval é, para a maioria, tempo de pura esbórnia, de farra total... Mas, para aqueles que ficarão mais quetinhos, mais "sussas" como diz a Pri Negreiros, o livro é uma boa opção, eu garanto. Se os leitores homens deste blog já estavam pensando que esqueci deles, sendo totalmente anti-democrática ao indicar uma leitura feminista, de mulherzinha, apenas, podem ir mudando de idéia e sabendo que sou, sim, alguém que pensa na felicidade e satisfação dos dois sexos.

Andrew Gottlieb, ao ver o sucesso do livro de Liz, escreveu a versão masculina dele, aliás, com um título nada sutil, bem másculo mesmo: "Beber, Jogar e Transar" ("Drink, Play and Fuck"). Apesar de nunca ter lido, tenho certeza que o livro deve ser, também, muito bacana. No mínimo, divertido!


A experiência masculina passa-se, assim com a de Liz, em três lugares do mundo: Dublin, Las Vegas e Bancoc! Conseguem imaginar o que o autor deve ter aprontado? Talvez, muito do que alguns de vocês querem fazer no Carnaval... Hehehehehe!

Meu beijo!

P.S.: O filme está já sendo feito... Julia Roberts será a Liz e Javier Bardem o namorado brasileiro dela! Perguntem se já não estou surtando de vontade de assistir?


3 comentários:

  1. Já li esse livro! (O da Liz, claro!)
    Gostei muito... dá vontade de rumar pra uns lugares bem diferentes!
    Bom carnaval pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Também amei
    O filme já está sendo gravado e a Elizabeth Gilbert será interpretada pela Julia Roberts
    ( ANSIEDADE )

    ResponderExcluir
  3. Acolhi a dica pro carnaval sussa e amei...

    ResponderExcluir