quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Nietzsche

Namastê! Boa noite!


Friedrich Wilhelm Nietzsche

Acabei, neste segundo, de assistir o filme "Quando Nietzsche Chorou" - sim, homônimo e fruto de uma adaptação para o cinema do livro de Irvin Yalom. Não consegui resistir e vim correndo para cá (meu computador) escrever este post. Estou tão tocada pelo filme que nem sei se conseguirei colocar em palavras as tantas coisas bacanas da história que me fizeram pensar e tomar algumas novas resoluções para 2010.

A primeira delas foi: "Meu Deus, como eu, cinéfila de carteirinha, não tinha visto até agora este filme, que é de 2006?". Talvez, porque tudo na vida tem sua hora certa, respondendo eu a mim mesma já...

A segunda foi: "Meu Deus, porque eu não fiz Psicologia ao invés de Direito e História? Que diálogos são estes entre os personagens?". Me impressionou demais a capacidade que esta Ciência possui de desvendar as travessuras e armadilhas da mente humana, tentando sempre trazer mais harmonia e paz para a vida das pessoas. Se eu já estou com muita vontade de voltar para a terapia, depois deste filme, então, é que não dá mais para viver um minuto sem.

A terceira foi: "Meu Deus, preciso, urgentemente, cursar lá na FAFICH uma matéria optativa da Filosofia sobre Nietzsche!". Eu, que já li há alguns anos o célebre livro dele "Assim falou Zaratustra", já o reencontrei nas prateleiras da modesta biblioteca aqui de casa e começarei a relê-lo ainda esta noite.

A quarta foi: "Meu Deus, como Freud foi foda (desculpem o vocabulário, mas não encontrei outra palavra melhor), um gênio... Reler, então, "O Mal-Estar na Civilização" (ai, tem hífen ainda? Alguém socorre?) é outra coisa que irei fazer em breve.

A quinta foi: "Meu Deus, que figurino é este? Que maravilha de cidade é Viena?". Ou seja, na minha próxima ida ao Velho Mundo, Viena será, sem dúvida, um dos destinos...

Poderia ficar aqui a noite inteira listando as muitas razões do filme ser o máximo.

Mas, não. Cada um ver e gostar (ou não) por si mesmo é mais interessante, não acham? Assim, deixo para vocês o trailer do filme e três frases lindas do filósofo bigodudo!

***


"Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura"

"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez"

"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar"

***

É... Assim falou Zaratrusta!

Bisous

Nenhum comentário:

Postar um comentário