sábado, 10 de abril de 2010

"Comida di Buteco 2010" / O Caso do Jiló

Namastê!

Eba! Começou o festival "Comida di Buteco 2010".


Como mineira que sou e, principalmente, mineira de Belzonte, a capital do verdadeiro chavão "se não tem mar, vamos pro bar", não tinha como eu não ser fã do evento.

Mas, esse ano...

Sinceramente, o caso do jiló me abalou e me decepcionou um pouco, jogando um balde de água fria na minha vontade de começar a saga butequeira na busca pelo melhor tira-gosto. Explico-me. Como faço sempre, desde que o festival começou, pego, com certa antecedência, a lista dos bares inscritos e, pela descrição de seus respectivos petiscos concorrentes, vou fazendo a minha estratégia de idas e vindas aos bares escolhidos para poder provar todos os pratos, uma literal e pecaminosa ode à gula.

Na semana passada, porém, quando eu ia iniciar o meu check list, deparei-me com a seguinte realidade: este ano todos os bares foram obrigados a colocar o elemento jiló como ingrediente essencial a constar em todo e qualquer prato concorrente, ou seja, euzinha aqui, que ODEIO jiló (já provei mil vezes e de muitas formas, juro que não é birra de criança, daquelas que fala que não gosta de uma coisa sem nem mesmo tê-la experimentado uma única vez), terei que me contentar a não poder provar quase nenhum dos pratos. Digo "quase nenhum" porque já vi que de alguns eu consigo comer o acompanhamento, isto é, uma mandioca avulsa aqui, uma carne seca acolá... Do meu povo, sei que a maioria não gosta de jiló. Alguns, talvez, somente junto com um fígado acebolado. E só.

Fiquei tão chateada que quero lançar aqui a seguinte enquete, para ver se o jiló é vilão ou amigo da maioria dos butequeiros. Vamos lá? Quem quiser participar é só me dizer, no espaço dos comentários, se gosta ou não do pequeno e verdinho legume, prato favorito (aí sim) de todos os passarinhos de estimação que o papai já teve.

Começo eu, então: NÃO GOSTO DE JILÓ!!!!!!!!!!

É, eu sei, tô na bronca...

Bisous


3 comentários:

  1. Dani,
    Valeu pelo e-mail amiga! Mais um voto contrário ao jiló...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Eu tb odeio.

    Confesso que nunca me esforcei como vc, mas odiar jiló já é tradição!

    Na verdade não sou fã de comida mineira em geral, nem de buteco (feio uma mineira falar isso né? Mas é verdade, foi mal), então não sei se meu voto conta muito...

    ResponderExcluir
  3. Oi Luly!
    Eu adoooooro jiló!!!
    Voto a favor e já fui experimentar uma pedida que vc vai gostar (o jiló é servido separado em chips). Foi no Peixe Frito, na Juiz de Fora. Um peixinho frito com molho de manga e de gengibre. Uma delícia. Voto a favor do jiló.
    Bjk

    ResponderExcluir