quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Quantas (e quais) são as possíveis formas de amar?

Namastê!

Os céticos e frios de coração que me perdoem - assim com as feias devem perdoar o Vinícius - mas, para mim, amor é fundamental...


Por pensar assim é que, desde pequenininha, eu tenho o hábito de, ao parar para pensar na vida - dispersa em meus devaneios à la "O Fantástico Mundo de Bobby" - fazer uma lista de todas as formas possíveis de amor. Explico-me melhor: de tentar montar uma lista de todos os modos possíveis que nós, humanos, podemos vivenciar a experiência do amor.


Confesso que penso nisso porque o amor - e a capacidade de amar - é algo que me intriga... Na verdade, não só o amor, mas os sentimentos em geral, o fenômeno do sentir, para ser mais exata... Algo tão real e tão cotidiano para todos nós e que me encabula muito! Ultimamente, em especial, tenho refletido muito sobre isso, principalmente porque estou fazendo terapia... Por isso, semanalmente, então, tenho feito este exercício, tenho entrando em contato íntimo comigo mesma e com o meu infinito e particular universo do sentir...

Bom, pensando assim, a minha lista imaginária tem alguns itens, algumas formas de amor bem estabelecidas e, inclusive, por mim já conhecidas e vivenciadas, graças a Deus! Vou compartilhar com vocês... Depois me digam o que acham, seu eu sou louca em pensar desse modo ou se, realmente, tais formas de amar existem...

Aí está:

- Amor quatro-patas, bem tipo “Marley e Eu”. Como não amar profundamente - e ser amado de volta, sem nada a ser pedido em troca - estes peludos?


- Amor adolescente, daqueles que fazem o coração parar quando o garoto mais lindo ou a garota mais linda do colégio aparece no corredor...

- Amor de criança, extremamente sincero, carinhoso e meigo. Aquele que divide brinquedo, balas e, até, pontapés... Hehe!


- Amor de mãe! Este, com certeza, o mais incondicional de todos!

- Amor família... Pelos primos, pelos tios, pelos padrinhos e madrinhas... Amor que, infelizmente, só quem tem família unida é que sente. Um privilégio!

- Amor religioso, por uma crença... Amor de fé, transcedental, espiritualidade pura!


- Amor por um professor ou professora... Atire a primeira pedra quem nunca teve um desses, pelo menos uma paixonite ou grande admiração!

- Amor romântico: homem-mulher ou colorido, não importa. Amor que aperta o peito, que faz suspirar este tipo aqui.


- Amor de Vó e Vô... Hummm, delícia! Amor que faz banana amassada com farinha láctea, que faz todas as vontades, amor que mima e que, de tão bom, até estraga...

- Amor de amigo, de amiga!

- Amor de cunhas e de cunhos. Os meus, gracias, sempre foram os melhores!

- Amor por uma causa, por um trabalho, por um projeto de vida, por uma experiência profissional.


- Amor pela arte. Seja pela música, pela dança, pela pintura, pelo cinema, pelo teatro, pela fotografia... Amor bem cultural este daqui.

- Amor de irmã e de irmão, metade de sangue, metade coração...

- Amor por um lugar, por uma viagem, por uma cidade. Deste tipo, tenho vários!


- Amor-saudade, nostálgico...

Afinal, como cantou Milton Nascimento, "toda forma de amor vale à pena, toda forma de amor vale amar", não é mesmo?

Meu beijo!

***

P.S. I: Post inspirado, também, no filme "Idas e Vindas do Amor"... Por favor, assistam!

P.S. II: Os fãs da Julia Roberts (Quem não a adora? Já, já haverá um post dedicado exclusivamente a ela!) não podem deixar de assistir aos créditos, no final do filme. A pretty woman, ainda que de relance e bem sutilmente, está de volta...

Ichi... Já ia me esquecendo do principal P.S. deste post:

P.S. III: Amor, I love you...

=)

Um comentário:

  1. "Amor por um lugar, por uma viagem, por uma cidade"
    Não tenho muitos, mas os que tenho são muito fortes!! Vontade de morar mesmo! Largar tudo e fugir pra lá! Ou pra "lás", no plural! hahaha

    ResponderExcluir