domingo, 24 de janeiro de 2010

Savassi

Namastê!

Voltando agora da corrida, acabei de ver, no jornal do Pietro, que a Savassi está fazendo aniversário. Tornou-se uma senhora na casa dos 70... Como a minha vida e o meu cotidiano (assim como o de alguns tantos belorizontinos) não seria o mesmo se ela, ou melhor, se o bairro não existisse, resolvi escrever este post em sua homenagem.

***

Apesar de ter como nome de registro "Funcionários", a Savassi - a praça, que cedeu o codinome a todo o bairro, é assim chamada porque, durante muitos anos, ali existiu uma famosa padaria de nome "Padaria Savassi" - é, para mim, o bairro mais legal de BH.


Antiga Praça da Savassi

Apesar de gostar muito de viver no São Bento, queria um dia morar ali, em algum de seus, hoje, movimentados quarteirões.

A minha paixão pela Savassi começou há uns 7 anos atrás, quando ainda era estagiária do CEDIN. Para mim, trabalhar em um local da cidade onde tudo pode ser feito à pé é, por si só, um privilégio. Além disso, a região possui uma boa energia, os cafés mais bacanas, as livrarias mais descoladas, minhas duas lojas preferidas de roupa feminina (Mercado e Fridda), o buteco "A Baiana", a "Casa dos Contos", o "Café com Letras", a loja do Gringo, meu tatuador, todos os bancos aos quais preciso ir, uma Kopenhagen, o Pátio Savassi... Ou seja, minha vida é vivida, em muito, ali. E a minha semana, por ali, passa mais leve.


Savassi no escurinho!

Ao dar uma escapadinha do escritório no momento "saco cheio", no horário do almoço, ou mesmo para ir a um xerox ou papelaria, andar por suas ruas cheias de gente interessante, diferente e colorida - de emos a darks, de pattys à galerinha cult - já me distrai a cabeça, me dá a falsa sensação de estar em outro lugar que não BH, talvez em uma Londres miniatura. Ao mesmo tempo, a Savassi é tão BH e é tão "o meu lugar em BH", que me sinto muito em casa, muito mineira e muito acolhida quando caminho, por exemplo, pela Av. Getúlio Vargas! Sensação de estar ali, onde realmente eu deveria estar, entendem?

Por tudo isso, pelo estranho bem que me faz, parabéns, Savassi, pelas 7 décadas de vida!

=)

Bisous

Nenhum comentário:

Postar um comentário