sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Saudade...

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ

Hoje à tarde, a pergunta do Tutti para os ouvintes do Bazar Maravilha era a seguinte: "Você tem saudade de que?"


Além de ser esta a pergunta do dia, todas as músicas do programa remetiam ao tema "saudade". Enquanto eu dirigia, e como não podia deixar de ser, já que estou bem saudosa ultimamente, fui ficando com saudade, com aquela sensação de peito apertado... E, pior, pensando, com saudade, em todas as coisas e pessoas de quem eu tenho saudade nesta vida. Ui, quanta saudade!

Tentei pensar em algo simples, uma reposta única para dar ao Tutti caso ele atendesse o meu telefone, mas, de primeira, não consegui.

Lembrei que eu tenho saudade da voz do meu avó Randolfo, do Bilu e do Cambalacho, cachorros da Diamantina da minha infância, saudade de fazer cabaninha no quarto com cobertor e lanterna, saudade de dormir no mesmo quarto com a minha irmã, saudade de soltar pipa com o papai na Praça do Papa, saudade de sentir e ouvir o ronquinho da Frida, saudade da Mel filhote, quando eu ainda conseguia carregá-la nos braços, saudade de ir jogar miolo de pão para os peixes no Parque das Mangabeiras, saudade dos inocentes carnavais de Diamantina das antigas, saudade de Ilha Grande, saudade do meu quarto em Genebra, saudade da sensação e da emoção de entrar na ONU pela primeira vez, saudade de brincar de Barbie, saudade dos tempos de Loyola, saudade dos tempos da Vetusta, saudade dos natais maravilhosos em família, saudade de dormir abraçada com o meu amor, saudade de todos os finais de semana na Lagoa Santa, saudade das meias transparentes e cheias de desenhos que a mamãe vendia, saudade de ir ao forró às quintas, saudade de fantasiar de jeca, saudade do início dos meus tempos de CEDIN, saudade da mamãe corrigir meus "para casas", saudade da época das festas de 15 anos... Enfim, saudade, saudade, saudade que, se eu ficasse aqui listando, o espaço do blog acabaria.

O mais engraçado foi que, agora, ao final do dia - e ao final de quase 4h de choro - descobri que o que mais tenho saudade (esta palavra única da língua portuguesa e tão difícil de ser traduzida), é saudade do que não foi... Tá aí! Se o Tutti me perguntasse agora, esta seria a resposta: "saudade do que não foi". Um pouco nostálgica, mas seria essa sim.

Saudade de nunca mais poder ouvir o meu avó, saudade de nunca mais sentir a presença silenciosa da Frida, de não poder voltar a ser criança, de não poder voltar no tempo, de não poder viver de novo, exatamente igual, tim tim por tim tim, todas as coisas que me deram alegria de viver (e que ainda dão, pelas memórias que delas guardo), e que, por isso, dão sentido à minha vida!

Conclusão: se eu já era louca por uma máquina do tempo e um teletransporte - para que mesmo precisam os cientistas inventar iPods e Netbooks??? - agora vou pedí-los, com a força das mandingas de pai crioulo, à fada do dente!

Afinal, como diz a música Unforgiven do Metallica (rock tb é cultura!), saudade é, simplesmente, "won't see what might have been..."

***

De todas as músicas que tocaram hoje no Bazar, uma do Luiz Melodia chamada "Gotas de Saudade" me chamou a atenção. Não conhecia e adorei!

Voilà!

Vai chegar a chuva, a chuva molha as minhas mãos
Gotas de saudade de uma paixão
Vem chegando a chuva, a chuva
Molha as minhas mãos
Vozes do passado vem do coração
Nem a distância dos rios
Que correm pro mar
Nem a força do dragão me fará hesitar
Com a distância dos dias que o tempo fará
O sol seu calor, meu amor, vem me guiar, ou não...
Leiloei meu coração
Pra de longe você ver
Não é mais chuva de verão
Pensei em você....

Bisous!

2 comentários:

  1. Acho que sei o pq do tema do programa...
    Acabei de saber pelo MGTV que hj é o Dia da Saudade!!
    E saudade, às vezes, até que é bom!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ai que triste...
    Sentir saudades é até gostoso às vezes... Mas não podemos esquecer que o futuro ainda guarda muitas coisas pra gente curtir! Coisas que nos farão sentir saudades depois!
    Um beijo!

    ResponderExcluir