terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Dia de Iemanjá

Namastê!

"Dois de fevereiro é dia de Iemanjá..."


Oração para Iemanjá

"Salve, Estrela do Mar, deusa poderosíssima, mãe e advogada de todos os que navegam no mar agitado da vida! À vossa valiosa proteção confia-nos o vosso séqüito de auxiliares, sereias, ninfas, caboclas do mar, para serem nossas guias, protetoras, consolo e alento durante as tempestades da vida terrestre. Refugiamo-nos cheios de confiança e fé em vossa aura e manto vibratório. Seja nossa guia, seja nosso farol, seja sempre nossa brilhante estrela divina que nos orienta, a fim de que nunca pereçamos nem nos falte rumo da rota segura que nos fará desviar dos escolhos do mar agitado da vida material. Aceitai a minha devoção humilde como símbolo de meu carinho e esperança, para que eu possa trilhar o caminho vital com a mente limpa e o corpo sem os fluídos negativos que possam dificultar minhas atividades. Assim seja!"

***

Sim, hoje é dia dela!

Dia da senhora das águas salgadas, da rainha dos mares e oceanos, da orixá musa do Candomblé. Apesar de ser Iansã - a rainha das tempestades e trovões - a minha orixá de cabeça, depois que presenciei, há alguns anos atrás, a festa de Iemanjá, em Salvador, me encantei com sua história.

Ela é a mãe de todos os orixás, aquela que ampara a cabeça dos bebês na hora do nascimento, que protege os pescadores e os navegantes... Deusa das pérolas, do azul e do branco, é a orixá das famílias, da união e do amor entre pais e filhos. E, eita, como é vaidosa! Adora um pente, uma água de cheiro, flores, batom... Tudo que uma mulher porreta gosta para se enfeitar bastante.

Hoje, então, quem puder e quiser - e, principalmente, acreditar na força desta grande mãe - vá para perto da água (como, infelizmente, não temos mar aqui nas Minas Gerais, com fé vale qualquer corregozinho mesmo!) e faça uma oferenda a ela. Jogue na água qualquer presentinho para a rainha que ela aceita... É façeira, mas não é exigente em demasia a bela Janaína... Para quem estiver em BH, uma boa opção é ir à estátua dela, na Lagoa da Pampulha. Para os meus amigos genebrinos, por exemplo, as águas geladas do Lac Lemán valem também! Rsrs!

E aí, é só pedir a benção: axé, Janaína! Axé, rainha do mar!

Axé, muito axé para todos nós, né? Sempre!

Bisous!


Nenhum comentário:

Postar um comentário